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Domingo, 30 de Maio de 2010

Os nossos conselhos sobre O STRESS

Os nossos conselhos sobre O STRESS

O ritmo de a que estamos sujeitos nos nossos dias é verdadeiramente assutador. Deixa-nos tão 
pouco tempo livre…

As corridas diárias para os transportes públicos, as bichas do trânsito, as lutas no emprego, 
humilhaões, frustações, contrariedades, o sentimento de ser dominado, a solidão, um fracasso 
matrimonial, a morte de alguém mais chegado, as dificuldades financeiras, e enfim as loucuras 
do quotidiano, actuam em nós como escopro e martelo, arrasando as nossas defesas fisícas e 
psiquicas. É isso o "stress"! Que fazer perante esta roda viva atribulante?

Eis algumas sugestões:

1. Procure entender o que lhe cause "stress", ou seja, a que é que é mais particularmente 
sensível. Só reconhecendo conscientemente o que mais o afecta pode tentar evitá-lo, ou 
conseguir ajudas e construit defesas. Prevenir as situações dificies inúteis. Reacções ou 
decisões "a quente" tendem a ser precipitadas e… demasiado "stressantes".

2. Arranje algum tempo para si, seja você mesmo. Diariamente, semanalmente ou mensalmente, 
conforme o que parecer mais vantajoso, dentro das suas possibilidades, guarde algum tempo, 
pouco que seka, para se conhecer a si próprio e pensar ma sua vida. Seja você mesmo: não se 
deixe levar pelas imagens de personalidade de sucesso, e não se deixe tentar a fazer uma 
comparação constante com os outros: valorize o que há de positivo em si.

3. Procure realizar os seus objectivos, mas avalie as suas possibilidades ou dificuldades: não 
exija de si o que não pode dar, nem deixe que outros o exijam. Tente diversificar as suas 
actividades: isso será estimulante para si e ajuda-lo-á a ultrapassar e a contornar os 
obstáculos, em vez de se deixar enrolar por eles. Reconheça os seus limites e não hesite em 
pedir ajuda concreta, quando em stress excessivo, à sua rede de amigos, às redes de apoio 
comunitário, ao seu médico de familia, ou mesmo a um especialista.

4. Não reprima os seus sentimentos, emoções ou opiniões. Não guarde raiva nem rancor. E não 
deixe os seus problemas em suspenso: procure resolvê-los. Não os leve dias seguidos para a 
cama, pensando que a almofada é boa conselhira: resolva-os antes de se deitar, e não hesite em 
procurar um ombro amigo onde encostar a cabeça!

5. Procure gerir o seu tempo e saiba aquilo que tem de enfrentar diariamente, se não conseguir 
prevenir ou evitar as situações que lhe causam stress, e de modo algum pense acabar totalmente 
com ele! Um pouco de stress e emoção parecem ser essenciais nesta vida e sem eles tudo seria 
demasiado cinzento ou não andava. Por outro lado, "tudo o que é demais não presta", como diz o 
nosso povo.

6. Pare e reflta se começar a sentir-se irritado ou fatigado quando acorda, se tem insónias ou 
ansiedade: interrogue-se sobre o seu estilo de vida, e o que pode fazer para o corrigir. Um 
bom conselho: use o seu sentido de humor face a determinadas contrariedades.

7. Aprenda a quebrar a tensão recorrendo à melhor "pilula anti-stress": actividade fisíca 
diária, pelo menos um pequeno passeio a pé, ou ginástica ou desporto (ténis, volley, ciclismo, 
natação) para, numa palavra, espairecer.

8. Não se esqueça de que um dos perigos do stress está em facilitar acidentes, de toda e 
qualquer espécie (no trabalho ou no lazer, no desporto ou na condução), ou mesmo violência.

9. Coma devagar uma alimentação equilibrada. É importante que esteja bem alimentado, sem 
excessos. É importante que pare para comer, e, se possível, faça um pequeno passeio a seguir.

10. Os Centros de Convívio ou de Acolhimento, de Igrejas, de Autarquias ou de ONGs, 
representam ajuda importante para o combate ao isolamento, e ajuda para vencer o stress e a 
angústia que se lhe associam. Isto sem esquecer os seus amigos e familiares. Eles são da maior 
importância, dar-lhe-ão apoio e pequenas recompensas, por palavras ou por gestos. Fortaleça 
todas as relações.

 

Técnico comercial

Jorge silva

Tlm:93 710 9000

 

Telefone: 256 336 104

 

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publicado por terramena às 17:52

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