.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. CEDER OU NÃO CEDER?

. Toxicodependência: o melh...

. hipertensão arterial

. A NOVA RODA DOS ALIMENTOS...

. ALCOOLISMO

. DEPRESSÃO PÓS-PARTO

. SEXO e ESCOLA

. SEGREDOS PARA UMA VIDA SE...

. SEGREDOS PARA UMA VIDA SE...

. CICLO SEXUAL MASCULINO

.arquivos

. Setembro 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.tags

. todas as tags

.favorito

. Toxicodependência: o melh...

. QUAL A ORIGEM DESTE MILAG...

. O que é a Esclerose Múlt...

blogs SAPO

.subscrever feeds

Quarta-feira, 2 de Junho de 2010

OS BENEFÍCIOS DO “CHÁ VERDE” À SAÚDE

OS BENEFÍCIOS DO “CHÁ VERDE” À SAÚDE

 

A planta do chá verde , a Camellia Sinensis, é cultivada em mais de trinta países, especialmente na China , no Japão , na Ìndia  e no Sri Lanka, responsáveis pela produção de 2,5 toneladas de chá por ano—cerca de 20% desse total é chá verde.  A planta prefere grandes altitudes , climas quentes e chuvosos.

 

Para os chineses , existe uma energia luminosa com propriedades curativas chamada chi, presente em uma série de substâncias naturais. Recentemente , os físicos passaram a designar essas unidades de energia de biofótons.

 

O chá verde , de acordo com a Medicina oriental , preserva essas células luminosas – e o mesmo não aconteceria com o chá preto.

 

Segundo os ocidentais , o segredo do sucesso das folhas da Camellia está em sua peculiar química , que reúne uma série de substâncias com potencial terapêutico.

 

O bioquímico Takuo Okada, da Universidade Okyama , no Japão comparou os efeitos do chá com os da vitamina E  e garante: “ Ele é um antioxidante cerca de 20 vezes mais potente.” Talvez por isso seja um  aliado do coração – pesquisas realizadas na Escola Médica de Calcutá , na Índia , calculam que seus consumidores regulares tenham de 15% a 25% menos chances de sofrer um infarto.

 

Outro trabalho , assinado por pesquisadores da Universidade de Nagaya, no Japão, demonstra que beber chá verde diariamente reduz em 30% a probabilidade de o indivíduo sofrer um derrame na terceira idade.

 

No oriente , o consumo da bebida não se restringe aos adultos. , “ Lá , bebe-se chá verde tanto quanto  o brasileiro consome refrigerante,” compara  o fitoterapeuta Li Yan  Pai, de São Paulo.

 

A investigação a respeito da planta só chegou ao Ocidente há cerca de 50 anos, mas ganha cada vez mais impulso. O químico e fisiologista americano Lester Mitscher , professor da Universidade do Kansas , nos Estados Unidos, já publicou mais de 200 trabalhos científicos em seu país—“ Pelo menos duas dezenas deles tinha a ver com essa bebida” , diz ele , que mantém uma garrafa térmica cheia de chá em seu laboratório.

 

No ano passado , junto com a escritora Victoria Dolby, especializada em saúde, ele lançou o The Green Tea Book, o “ livro do chá verde” . Ali reuniu diversas pesquisas sobre a infusão.

“O que mais me interessa , porém, é seu efeito protetor contra as infecções, ”revela . “ A planta está carregada de substâncias que ativam o sistema imunológico e, ainda, estimulam o crescimento dos glóbulos brancos.”

 

O CHÁ VERDE AJUDA NO EMAGRECIMENTO

No ano passado , cientistas do Laboratório Mitsui , no Japão , submeteram 60 mulheres obesas a uma dieta de 1.800 calorias . Metade delas tomou uma cápsula com o extrato do chá verde após as refeições. A outra metade engoliu uma cápsula falsa, cheia de água. Após 15 dias de regime , o grupo que consumiu o extrato tinha perdido, em média , o dobro do peso. “ A gente suspeita que o chá verde  diminuiria a absorção dos carboidratos” , explica Lester Mitscher..

 

CONTRA O CÂNCER:

O chá verde contém uma substância conhecida pela sigla EGCG, que tem sido muito badalada. Não é à toa: ela é capaz de barrar uma enzima, a quinol-oxidase, que estimula o crescimento das células cancerosas – especialmente as de intestino, esôfago, pulmão, mama e pele.

 

 

OUTROS BENEFÍCIOS:

- diminui colesterol

- reforça os vasos sangüíneos

- favorece o coração.

- é antiinflamatório.

- normaliza a função da tireóide.

- ajuda na regeneração da pele.

- aumenta a energia

- é antidepressivo.

- ajuda a curar doenças do fígado

- tem efeito antigripal no caso de consumo prolongado.

- inibe a formação de pedra na vesícula e nos rins.

- como tem flúor, previne as cáries.

- fornece boas doses de vitaminas e sais minerais.

- retarda o envelhecimento, por ser antioxidante.

-          Tem efeitos anticancerígenos.

 

COMO PREPARAR O CHÁ VERDE:

Faça uma infusão com a seguinte proporção: 1 colher de chá rasa da planta para ¼ de xícara de água fervendo. Misture esse líquido forte , na quantidade de 01 copo cheio, com os outros ingredientes. Esse concentrado pode ser usado em combinações variadas de sucos.

 

PARA REFRESCAR:

Você pode preparar inúmeras receitas à base de chá verde. Eis aqui uma sugestão:

1/3 de copo do concentrado de chá.

1/3  de copo de suco de maçã

1/3 de copo de água mineral com gás

 

QUANTIDADE :

A recomendação é para beber 01 litro por dia , ou seja , de 6 a 7 xícaras ocidentais. (adulto)

Para as crianças: 01 xícara por dia . Benefícios : reduz pela metade o risco de cáries.Como é rico em flúor , fazer um bochecho com a bebida  logo após a escovação protege em torno de 60% contra as cáries da criançada.

 

OBS: O chá verde possui muita cafeína, portanto moderação no consumo.Em excesso pode fazer mal á saúde..

 

CONSERVE O CHÁ VERDE DO JEITO CERTO.

-          Embrulhe com papel aluminizado ou filme plástico, pequenas porções do chá—o suficiente para prepará-lo por cinco dias. Se colocar todo o chá de uma vez no recipiente , á medida que ele vai sendo aberto a umidade irá entrando e alterando os componentes da planta.

-           

-          Ponha os pacotinhos em um recipiente de porcelana , de madeira ou metal. Ele não pode deixar a luz penetrar  e só deve ser usado para o chá—se já foi colocada outra coisa ali dentro , o aroma ficará modificado. O chá verde perde seu aroma com mais facilidade do que o preto.

 

Guarde-o em lugar fresco.

 

OBSERVAÇÃO: Em condições ideais ele pode durar até cinco anos. 

 

ONDE ENCONTRAR O CHÁ VERDE?

 

publicado por terramena às 17:41

link do post | comentar | favorito
|

.links